quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECOMEÇOS - Sonhos e Compromissos com Eles

23/01/2013 - NESTE DIA FUI NA PALESTRA " RECOMEÇOS - SONHOS E COMPROMISSOS COM ELES" no Núcleo Espirita Nosso Lar. Como a Palestra ministrada pelo Sr. Gastão foi extremamente maravilhosa, fiz esse Resumo para vocês: 

"EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM" ( Chico Xavier)

Isso é Sonho, é pensar que você pode, apesar de algo negativo que aconteceu voltar atras e acreditar realmente que é possível mudar. Que é possível transformar. Veja o que dizia Lenin ( líder da Revolução Russa):

"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles".



Não deixe de sonhar, pois a nossa felicidade na maioria das vezes depende de nossos sonhos. Veja a letra do poema de Fernando Pessoa:

"Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada.
Nem é mais a existência, resumida.
Que uma grande esperança malograda.
O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.
Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos,
Toda arreada de dourados pomos,
Existe, sim; mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde estamos."

Onde estivermos, na Terra ou no Além, sustentaremos o céu ou o inferno, construído na intimidade de nosso ser com as ferramentas do cérebro e do coração, tendo por material o que pensamos e sentimos.

A pergunta é: " Em que fundamentos você está colocando o seu sonho? O que você sonha? Naquilo que é possível? Que é realizável ou em algo que não é possível? Em algo colocado pela mídia, pela propaganda, vivemos os nossos sonhos ou os sonhos que alguém quer que sonhamos?

Insistimos em colocar a felicidade no passado ou no futuro. Mas a felicidade é ATO PRESENTE. Usufruto real da vida. Como já diz Gilberto Gil na música " O melhor lugar do mundo é aqui e agora". Viva o momento. Viva a felicidade no agora. Ouça abaixo a música de Gilberto Gil:



Tem pessoas que estão se influenciando extremamente pela mídia, pela propaganda e colocando seus sonhos, sua felicidade em coisas temporárias, passageiras. Não que não devemos termos desejos de alguma coisa que a sociedade nos oferece. Só não devemos é colocar esses desejos como prioridades. Não devemos nos deixar influenciar pela mídia, pela propaganda, pela sociedade de consumo e sonhar com algo que nem sempre vai nos trazer a verdadeira felicidade.
Veja o exemplo da propaganda da Honda no vídeo abaixo:


ou da Pagero TR 4


Propaganda que traz ilusão, de que você será eternamente jovem  se você comprar o Pagero TR 4 e andar na lama. Você será eternamente jovem. Propaganda de ilusão um carro extremamente caríssimos dando a ilusão de felicidade. Será que é isso ser Feliz? Ter um Pagero TR 4? Reeja seus conceitos e não se deixe enganar pela mídia, pela sociedade consumista. Tenha sonhos reais, concretos. 
Usaram de uma música extremamente linda para fazer essa propaganda. Confronte a música e a propaganda e veja a diferença:


' OS SONHOS DEVEM VIR ACOMPANHADOS PELA RAZÃO E NÃO PELA EMOÇÃO DO CONSUMO"

" SONHOS INATINGÍVEIS SÓ GERAM FRUSTRAÇÕES"

" O MAIOR NAUFRÁGIO É NÃO PARTIR" ( Almir Klink)

" A VIAGEM COMEÇA QUANDO MARCAMOS A DATA DA PARTIDA" ( Almir Klink)

" Os nossos sonhos devem estar alicerçados realmente em coisas reais, não no que a sociedade nos exige. A sociedade de consumo não quer que a gente pense"

" As vezes consumimos aquilo que o mercado quer que consumimos e sem necessidade. O mercado provoca em nós desejos. Desejos desnecessários. Não precisamos do ultimo smartphone, do último modelo de televisão, do ultimo carro do ano. Só desejamos essas coisas porque perdemos o sentido da existência, o sentido do porque vivermos".

" Se eu fosse colocar uma frase no universo seria: perca tempo. Viva mais a vida. Curta a paisagem. Olhe as pessoas, abrace-as, converse, escute. Sinta o cheiro da relva. Perca tempo". A sociedade do consumo nos diz: perder tempo é dinheiro. Eu digo: perder tempo é viver"

" Já dizia o famoso Charles Chaplin: " Vós não sois máquinas, homens é que sois". Veja o vídeo abaixo - simplesmente lindo:




" BUSQUE SEU ALTO CONHECIMENTO. A COISA MAIS FÁCIL PRA NÓS É NOS TORNARMOS VÍTIMAS. É FÁCIL CULPARMOS OS OUTROS"


'SE SEUS SONHOS NÃO SE REALIZEM, NÃO PONHA A CULPA EM DEUS. EM NINGUÉM. POIS NÃO EXISTE CASTIGO OU PUNIÇÃO. EXISTEM CONSEQUÊNCIAS. PENSE NO QUE VOCÊ ESTÁ SONHANDO. É REALIZÁVEL? É POSSÍVEL? O OBJETO DO SEU SONHO É NECESSÁRIO?


" SONHO QUE SE SONHA SÓ É APENAS SONHO. SONHO QUE SE SONHA JUNTO É O COMEÇO DA REALIDADE". ( Raul Seixas)

" SONHOS NÃO MORREM, APENAS ADORMECEM NA ALMA DA GENTE". ( Chico Xavier)

QUAL É O SEU SONHO PARA 2014?

Oi pessoal o que está em vermelho são as frases do slides ( datashow). O que está em preto são as possíveis anotações da fala do palestrante. Evidente que não consegui copiar tal e qual. É só um resumo.
Faça um bom proveito dessa palestra. Leia, veja, ouça a música. Assista os vídeos e reflita. No que você está sonhando e que tipos de sonhos você quer para 2014.


Odair



Nenhum comentário: